sábado, 13 de agosto de 2016

#5 Scarperia

Welcome to Scarperia!

Pegando a estrada novamente, me preparei muito bem para esta viagem levando comigo meus biscoitos de aveia da Schär. No caminho, uma agradável surpresa! Eu parei num posto da autoestrada e, no restaurante, a opção de comer um Canelloni gluten free me apeteceu... hum... quando chegou, era Schär! Delicioso! Chegando em Scarperia, mais uma surpresa... uaaaaau! O Hotel UNA Poggio dei Medici era muito mais que um hotel... imediatamente, eu soube que minha estadia seria maravilhosa!!!! Minha avaliação completa sobre este Resort & Golf Club já está disponível no site GlutenfreeRoads, confiram!





Eu passei bons momentos neste paraíso! Além de acordar todo dia em plena Toscana, eu tive o privilégio de estar num lugar tão gostoso! Eu adorei a experiência de passar uns dias com tanto luxo, seja à beira da piscina, passeando pelos enormes jardins e campos de golfe ou comendo maravilhosamente bem durante o café, almoço e jantar. Eu ainda tive a sorte de poder participar de uma ceia inesquecível, ao ar livre, numa vila toscana, com músicos tocando ao vivo, temas de Frank Sinatra no violão e contrabaixo... perfeito!


Após curtir demais o ambiente do Resort, parti para conhecer as redondezas. Cheguei em San Piero a Sieve, pedacinho da comuna de Scarperia e San Piero, e fui almoçar numa cantina tipicamente italiana. Comi o "menu del giorno" (prato do dia): macarronada à bolonhesa, seguida de rosbife e batatas assadas. Minha avaliação completa sobre este restaurante já está disponível no site GlutenfreeRoads, confiram! Depois disso, uma super caminhada até chegar na Fortezza di San Martino. Que vista! Valeu cada passo da subida! No caminho, alecrim pra todo lado... É, aqui na Toscana, alecrim é mato!


O dia seguinte foi dedicado a descobrir Scarperia, a cidade italiana historicamente mais famosa pela produção de lâminas e facas. Tradicionalmente, as melhores vêm de cá. Claro que eu quis conhecer a fundo esta fama, então visitei o Museo Ferri Taglienti e os ateliers de alguns dos mais famosos artesãos. Aproveitei para comprar uma mezzaluna, que eu sempre quis ter! E ainda ganhei a gravação do meu nome, pelo gentil artesão. Visitei também antigas e maravilhosas praças, igrejas, castelos e cantinhos nesta linda cidade.


Esse foi ainda um dia de muita fartura gastronômica! No almoço, comi um delicioso risotto ai fiore di zucca no restaurante San Barnaba, depois tomei um sorvete. Em seguida, fui conhecer mais uma cidadezinha próxima, Borgo de San Lorenzo. Lá, encontrei mais sorvete sem glúten na gelateria Leccami, e desta vez ainda tinha casquinha! Dá-lhe mais sorvete!!! Pra completar, uma ma-ra-vi-lho-sa pizza de presunto e cogumelos frescos! Vejam minha avaliação completa sobre esta pizzaria no site GlutenfreeRoads. E no fim ainda teve um momento "Queijos e Vinhos" no hotel, como é de costume toda sexta-feira lá em casa...



E assim foi minha passagem por Scarperia! Próxima parada, Firenze! Sigam-me os bons!

Um comentário:

  1. Mais um destino maravilhoso, e uma história gostosa de se ler, e de se viver através dessas palavras tão cheias de vida. Que lugar gostoso... Com certeza um local para retornarmos, e tomarmos esses vinhos e comermos queijos e delicatessen juntos. Beijo do seu...

    ResponderExcluir