segunda-feira, 10 de maio de 2021

Maio Verde 2021 - Semana # 2: Bolo de banana com amoras e mirtilos

 

Comfort food com sofisticação

Eu amo bolo de banana!!! Pense num bolo bem fofinho, macio e aerado. Cheiroso, dourado por fora e clarinho por dentro. Só isso pra mim já é a perfeição num bolo. Sinônimo de comfort food. Aquele bolinho que vem e te abraça numa tarde nublada. Agora adicione sofisticação. A cada fatia, surpresa: uma explosão de cores que pintam nosso bolinho de roxo azulado e uma festa de sabores que variam da doçura à acidez. Um bolo vibrante e inesquecível!

Originalmente, essa receita de bolo de banana sugeria o uso da simples farinha de arroz, que substituí pelo mix de farinhas sem glúten. Já virou a minha preferida! Há tempos eu não me apaixonava assim por um bolinho. Meu toque especial foi adicionar amoras e mirtilos (blackberry and blueberry), que você pode substituir por outras berries se desejar. Vai funcionar com morangos, framboesas, cerejas, groselha... 

A estrela da semana é o 💜 Mix de Farinhas Sem Glúten Urbano 💜, que experimentei pela primeira vez e me surpreendeu! Esse mix é uma Farinha Especial da linha de farináceos Urbano Zero Glúten, ideal para o preparo de receitas doces e salgadas. À base de farinha de arroz, leva também fécula de mandioca, fécula de batata, emulsificante e espessante em sua composição. É uma opção que substitui bem a farinha de trigo, com um preço bem camarada.

Testada e aprovada! ✔️


Bolo de banana

INGREDIENTES

- 3 ovos
- 1/2 xícara de leite
- 4 bananas bem maduras (~230 g)
- 1 xícara (chá) de açúcar cristal
- 1 xícara (chá) de manteiga amolecida

- 2 xícaras (chá) de Mix de Farinhas Sem Glúten Urbano
- 1 pitada de canela em pó
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sopa) de fermento químico

- 1/2 xícara de amoras e mirtilos
- 1 colher (sopa) de Mix de Farinhas Sem Glúten Urbano

MODO DE PREPARO

Bata no liquidificador os ovos, o leite, as bananas, o açúcar e a manteiga. Numa vasilha, junte o mix de farinhas, a canela, a pitada de sal e o fermento. Despeje o conteúdo do liquidificador sobre os ingredientes secos e misture bem, até obter uma massa homogênea. Coloque em uma forma de bolo inglês antiaderente.

Numa xícara, coloque as amoras e mirtilos, adicione o mix de farinhas e chacoalhe até as frutas estarem completamente envoltas em farinha. Peneire para eliminar o excesso de farinha e distribua as frutas sobre a massa de bolo. Pressione levemente cada fruta até quase sumir sob a massa. Leve ao forno pré-aquecido a 200 ºC por cerca de 30 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário