domingo, 9 de maio de 2021

Maio Verde 2021 - Semana # 2: Nhoque crocante ao pesto refrescante

Uma versão surpreendente do nhoque ao pesto

Nhoque ao pesto é um clássico e já passei minha receita preferida aqui. Mas esta é uma versão diferente, tanto na finalização do nhoque como nos ingredientes do molho. Pense num nhoque crocante, que ao invés de cozido em água fervente, é frito no azeite pra ficar dourado e com uma casquinha saborosa. Agora pense em um pesto completamente surpreendente, fresco e brilhante, que no lugar do tradicional manjericão, leva hortelã como personagem principal. Difícil imaginar essa combinação? Então não perca tempo e faça logo essa receita!

Comece preparando o molho pesto refrescante. A receita rende bastante: se não utilizar tudo de uma vez, você pode cobrir com azeite e guardá-lo na geladeira para usar em diversas outras preparações, saladas, torradinhas, etc. Em seguida, prepare os nhoques crocantes. Uma receita inteira também rende uma quantidade generosa, e é possível congelar a massa já moldada por até 3 meses para preparar depois seus nhoques, sejam fritos ou cozidos. Pra finalizar em grande estilo, prepare também uma vagem tostada na airfryer para salpicar sobre o prato. Vai transformar cada garfada numa experiência única.

A estrela da semana é o 💜 Mix de Farinhas Sem Glúten Urbano 💜, que experimentei pela primeira vez e me surpreendeu! Esse mix é uma Farinha Especial da linha de farináceos Urbano Zero Glúten, ideal para o preparo de receitas doces e salgadas. À base de farinha de arroz, leva também fécula de mandioca, fécula de batata, emulsificante e espessante em sua composição. É uma opção que substitui bem a farinha de trigo, com um preço bem camarada.

Testada e aprovada! ✔️


Pesto refrescante

INGREDIENTES

- 1 maço de rúcula
- 1 maço de hortelã
- 6 dentes de alho confitado (são docinhos e deliciosos)
- gotinhas de limão
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1/4 colher (chá) de sal
- 1/2 xícara de pinoli italiano (você pode substituir por castanhas)
- 1/2 xícara de queijo parmesão ralado fino

MODO DE PREPARO

Coloque o maço inteiro de rúcula no copo do liquidificador. Separe as folhas de hortelã e junte à rúcula (se quiser, pode completar com outras folhinhas que tiver em casa, como salsinha, manjericão, etc). Adicione o alho, o suco de limão, o azeite e o sal. Bata no modo pulsar, o suficiente para deixar tudo bem triturado e misturado. Toste ligeiramente o pinoli (ou castanha) numa frigideira anti-aderente, adicione à mistura do liquidificador e use a função "pulsar" novamente, só para dar uma quebrada, mas mantendo pedacinhos. Retire do copo do liquidificador e misture o queijo ralado manualmente. Se desejar, você ainda pode aumentar o pesto adicionando mais 1/2 xícara de azeite.

Nhoque crocante

INGREDIENTES

- 1 kg de batata inglesa com casca
- 2 gemas de ovos caipiras
- 50 g de manteiga
- 50 g de queijo parmesão ralado fino (opcional)
- 250 g de Mix de Farinhas Sem Glúten Urbano
- sal, pimenta do reino e noz moscada moídos (a gosto)
- azeite (para fritar)

MODO DE PREPARO

Cozinhe as batatas e descasque-as em seguida. Esprema ou amasse-as, até obter um purê leve e sem grumos. Acrescente as gemas, a manteiga, o queijo, o sal, a pimenta do reino e a noz moscada. Incorpore tudo muito bem e comece a adicionar o mix de farinhas, aos poucos. Pare de adicionar quando perceber que a massa se solta das mãos e que é possível moldá-la. Polvilhe uma superfície com o mix de farinhas, faça rolinhos com a massa e use uma espátula para cortar os nhoques.

Cubra o fundo de uma panela com azeite (bem pouquinho, só o suficiente pra cobrir o fundo mesmo!), aqueça bem, e então frite os nhoques pouco a pouco. Quando estiverem dourados de um lado, vire-os para dourar o outro lado. Retire e deixe escorrer sobre papel toalha. Repita até fritar todos os nhoques (se necessário, adicione um pouco mais de azeite). 

Bônus: Vagem tostada na airfryer

INGREDIENTES

- 150 g de vagem 
- 1/2 colher (chá) de lemon pepper
- 1 fio de azeite

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça a airfryer por 5 minutos à temperatura máxima (200 ºC). Retire as pontinhas das vagens e misture o tempeiro e o azeite. Coloque as vagens no cesto da airfryer e asse por 7 a 10 minutos (até estarem bem tostadinhas). Retire e, imediatamente, corte-as com uma tesoura do tamanho desejado e finalize sobre o prato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário