segunda-feira, 24 de maio de 2021

Maio Verde 2021 - Semana # 4: Éclairs au chocolat

Bombinhas de chocolate

Éclairs au chocolat ou bombinhas de chocolate. Pouco importa como você chama essa maravilha da confeitaria francesa. Elas fazem parte das minhas lembranças desde a mais tenra idade. Em dias muito especiais, minha mãe me levava pra passear e comer essa delícia que, a cada dentada, transborda chocolate cremoso. Na disputa com o quindim, era o meu doce preferido da infância (pois é, não era brigadeiro!). Ainda tive a sorte de poder reviver esse prazer há uns dois anos, numa boulangerie totalmente livre de glúten que descobrimos na última viagem à França e onde escolhi comemorar meu aniversário só por causa das bombinhas!

A base das éclairs é a pâte à choux (que de forma muito fofinha se pronuncia "pataxu"), feita de água, manteiga, farinha e ovos. Em vez de fermento químico, utiliza-se de sua alta umidade para criar vapor durante o cozimento, o que faz a massa crescer. A massa cresce formando um centro oco, que podemos rechear com as mais diversas opções, mas a minha preferida é o creme de chocolate. Nessa versão, utilizei um ganache feito de chocolate meio amargo e leite de côco - simples e delicioso! Por cima, ainda cobrimos nossa bombinha com chocolate derretido, que depois endurece, formando uma casquinha. Difícil imaginar combinação melhor.

A estrela da semana é a 💙 Mixture - Farinha Sem Glúten Amafil 💙, um mix frequentemente incompreendido e subestimado mas, na minha opinião, capaz de produzir receitas maravilhosas. À base de farinha de mandioca, possui também farinha de arroz, fécula de batata e estabilizante em sua composição. É a alternativa mais em conta do mercado e pode apresentar um ótimo resultado se você souber utilizá-la. Desenvolvida para substituir a farinha de trigo conferindo sabor, estrutura e textura para as mais diversas preparações, deve ser utilizada na seguinte proporção: 1 xícara de farinha de trigo comum equivale a 3/4 xícara de Mixture.


Testada e aprovada! ✔️


Éclairs au chocolat

INGREDIENTES

Recheio (ganache de chocolate):

- 120 g de chocolate em barra meio amargo (usei Divine, 70%)
- 120 g de leite de côco

Massa (pâte à choux):

- 1 xícara (chá) de água
- 3 colheres (sopa) de manteiga com sal
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de Mixture - Farinha Sem Glúten Amafil
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha
- 5 ovos

Cobertura:

- 60 g de chocolate em barra meio amargo (usei Divine, 50%)
- 1/4 colher (chá) de óleo de côco


MODO DE PREPARO

Prepare o recheio:
Derreta o chocolate no microondas e acrescente o leite de côco. Deixe esfriar para ganhar consistência. Enquanto isso, prepare a massa.

Prepare a massa:
Em uma panela, adicione a água, a manteiga e o açúcar e deixe ferver. Retire a panela do fogo e acrescente a farinha, mexendo vigorosamente para não formar grumos. Volte a panela para o fogo e deixe cozinhar por 1 minuto. Deixe a massa esfriar e leve para a batedeira, acrescentando a baunilha e os ovos, um a um. Bata até a massa ficar bem homogênea. Transfira a massa para um saco de confeitar e modele as bombinhas em uma assadeira forrada com papel manteiga ou tapetinho de silicone (rende aproximadamente 15 bombinhas). Asse em forno pré-aquecido a 200 °C até dourar. Deixe esfriar.

Montagem:
Coloque o recheio em um saco de confeitar e utilize um bico de rechear para furar uma das extremidades das bombinhas e preenchê-las até ficarem "gordinhas". Quando todas estiverem recheadas, prepare a cobertura, derretendo o chocolate no microondas e acrescentando o óleo de côco. Passe o topo das bombinhas pela cobertura, retirando o excesso de chocolate. Se desejar, polvilhe chocolate granulado por cima. Espere esfriar (até a cobertura endurecer) e se delicie.


* Agradecimento especial ao meu amor Julian, que moldou as bombinhas (eu fui um verdadeiro desastre com o saco de confeitar!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário