domingo, 16 de maio de 2021

Maio Verde 2021 - Semana # 3: Guioza


Guioza: Toda a ousadia gluten free numa trouxinha


Quem me conhece bem, sabe que eu adoro desafios culinários! Fazer guioza era um desejo muito antigo. Esse "pastelzinho" oriental é originário da China e muito difundido na culinária japonesa. Eu sempre morri de vontade de experimentar - é aquele tipo de comida que você olha e tem certeza que só pode ser deliciosa! Mas fui descobrir o guioza somente depois do meu diagnóstico da DC e, infelizmente, nunca consegui encontrar uma versão sem glúten, nem nas minhas andanças e viagens pelo mundo.

A principal característica do guioza é possuir uma massa beeeeeem fininha, quase transparente (taí a ousadia), recheada geralmente com carne de porco picadinha e legumes refogados. Esse pastelzinho é moldado na forma de trouxinha, com uns frufrus muito lindinhos, depois é frito e termina de cozinhar no vapor. São servidos quentinhos, com um molho delicioso à base de shoyu. Gente, esses guiozas ficaram TÃO gostosos e perfeitos que mal pude acreditar! Vale a pena tirar um dia para prepará-los e curtir o luxo de viver essa felicidade que vem em trouxinhas (20 trouxinhas, pra ser mais precisa!).

A estrela da semana é a 💛 Farinha Multiuso Sem Glúten Schär 💛! Minha estória de amor com a Schär é longa, sou suspeita para dizer que é o melhor mix de farinhas sem glúten do Brasil! A farinha ideal para quem procura resultados perfeitos na culinária sem glúten. À base de amido de milho, farinha de arroz, fibras vegetais (psyllium, bambu), farinha de arroz integral, farinha de lentilhas, dextrose, espessante e sal, com ela você prepara qualquer prato, doce ou salgado. A opção da Schär é "pau pra toda obra" e não decepciona nunca!

Testada e aprovada! ✔️


Guioza

INGREDIENTES

Recheio:

- 1 colher (sopa) de óleo de gergelim
- 1 colher (sopa) de gengibre em conserva, picadinho
- 1 colher (sopa) de alho, picadinho
- 1/2 xícara (chá) de cebolinha, picada
- 2 colheres (sopa) de alho-poró, picado
- meia cabeça (~200 g) de repolho branco, repicado
- 1/2 xícara (chá) de cenoura, ralada fina
- 1 pitada de Hondashi - tempero à base de peixe bonito seco
- 1 pitada de Tempero Asian - Chinese 5 Spices (opcional)
- 1/2 colher (chá) de vinagre de maçã

- 200 g de carne de porco magra, picadinha (usei filé mignon suíno)
- 1 colher (chá) de shoyu - molho de soja

Massa:

- 200 g de Farinha Multiuso Sem Glúten Schär
- 1 colher (chá) de goma xantana
- 1 xícara (chá) de água
- 1 colher (chá) de sal
- 1/2 colher (chá) de azeite 

Molho:

- 2 colheres (sopa) de shoyu - molho de soja
- 1 colher (chá) de óleo de gergelim
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- 1 colher (sopa) de saquê mirin - saquê culinário
- cebolinha picada

MODO DE PREPARO

Prepare o recheio:
Aqueça o óleo de gergelim e frite o gengibre e o alho. Adicione a cebolinha e o alho-poró. Em seguida, refogue o repolho até murchar. Por fim, refogue a cenoura por 1 a 2 minutos. Adicione os temperos (a gosto - em pratos orientais, eu adoro usar Hondashi que tem muito umami e o Tempero Asian, um mix de anis estrelado, erva doce, canela, cravo e pimenta do Sichuan) e por último, o vinagre de maçã. Deixe esfriar, e enquanto isso, prepare a carne. Limpe e pique bem picadinha, até ficar como uma carne moída, e depois tempere com o molho shoyu. Quando o refogado estiver frio, adicione a carne crua e temperada, misturando bem.

Prepare a massa:
Coloque a farinha e a goma xantana no bowl da batedeira e misture bem. Numa panela, misture a água com o sal e leve ao fogo, até ferver. Adicione a água fervente ao bowl e bata usando o gancho para massas. Quando tudo estiver bem incorporado, adicione o azeite. Retire da batedeira quando obtiver uma massa única. Ela estará bem elástica e maleável. Trabalhe a massa com as mãos, sovando mais um pouco. Deixe-a descansar em temperatura ambiente por cerca de 10 min em um saco plástico bem fechado e sem ar, para não ressecar. Obs.: a batedeira apenas facilita o serviço, mas é possível preparar a massa sem ela também!

Prepare o molho:
Misture todos os ingredientes e pronto.

Montagem e cozimento:
Polvilhe com farinha uma superfície e o rolo de abrir massas. Separe um pedaço da massa preparada, abra bem fininha e corte discos usando um molde, um prato ou uma tampa de 10 cm de diâmetro. Guarde as rebarbas junto ao restante da massa, no saco plástico. Recheie cada disco, antes de abrir o próximo. Utilize uma colher pequena de recheio (não encha demais, para conseguir fechar as trouxinhas). Para fechar, coloque um pouquinho de água num prato, molhe a ponta do dedo na água e passe nas bordas, depois pressione bem. Faça os frufrus, dobrando as bordas da trouxinha (ajuda bastante se você assistir a uns videozinhos no YouTube antes de fazer o primeiro, depois fica bem automático!). Aqueça um fiozinho de azeite numa frigideira antiaderente grande e frite os pasteizinhos (10 por vez), até ficarem bem douradinhos na parte de baixo. Depois que todos os pasteizinhos estiverem fritos, acrescente água fervente até 1/4 da altura e tampe a frigideira. Deixe fechado por cerca de 5 minutos e em seguida abra, deixando cozinhar até secar a água. Sirva com molho para guioza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário