sexta-feira, 29 de maio de 2020

Dia 29: Nhoques da fortuna

Nhoques verdinhos da fortuna, feitos com batata doce e rĂșcula 💚

VocĂȘ sabia que todo dia 29 Ă© Dia do Nhoque? Reza a lenda que comer nhoque nesse dia traz fortuna 🍀 (sorte)! HĂĄ uma sequĂȘncia de rituais associados Ă  simpatia, que envolvem desde colocar dinheiro embaixo do prato, atĂ© comer os sete primeiros bocados em pĂ©, fazendo um pedido para cada um. Acredite ou nĂŁo na simpatia, sorte mesmo vocĂȘ terĂĄ se preparar a receita de hoje: nhoques verdinhos da fortuna, feitos com batata doce e rĂșcula! EntĂŁo vejamos o passo a passo para um nhoque delicioso:

INGREDIENTES

- 1 kg de batata doce
- 300-400 gramas de farinha sem glĂșten (uso FSG Aminna ou Farinha Multiuso SchĂ€r)
- 2 colheres (chĂĄ) de mix de gomas (goma guar + goma xantana | uso o mix da Leve Crock)
- sal a gosto
- 1 ovo
- 1 maço de rĂșcula
- 3 colheres (sopa) de manteiga amolecida

MODO DE PREPARO

1. Cozinhe as batatas com casca e em seguida descasque-as, ainda quentes. Passe num amassador e trabalhe com as mĂŁos, atĂ© obter um purĂȘ bem lisinho e homogĂȘneo. Peneire 300 g da farinha sem glĂșten com o mix de gomas e o sal. Adicione Ă s batatas amassadas e misture bem.

2. Bata a rĂșcula junto com o ovo num processador ou liquidificador, antes de adicionar Ă  massa. Por fim, incorpore a manteiga amolecida, que vai ajudar a soltar a massa das mĂŁos. Pode ser necessĂĄrio adicionar mais farinha atĂ© dar o ponto, vai depender da umidade da batata utilizada.

3. Sove a massa e embrulhe-a num filme plĂĄstico. Deixe na geladeira por cerca de 20 minutos. Depois de tirar da geladeira, Ă© sĂł dividir a massa, fazer rolinhos numa superfĂ­cie enfarinhada e cortar com uma espĂĄtula. Passe-os nhoques na farinha para nĂŁo pregarem uns nos outros.

3. Se quiser congelar, coloque os nhoques espaçados em uma assadeira ou tĂĄbua de cozinha e deixe no freezer ou congelador, atĂ© que congelem completamente (geralmente deixo de um dia para o outro, atĂ© ficarem bem durinhos). Depois disso, vocĂȘ pode juntar porçÔes individuais em saquinhos tipo zip-loc e mantĂȘ-los no congelador por atĂ© 3 meses.

4. Cozinhe os nhoques (frescos ou congelados) em bastante ĂĄgua fervente, atĂ© que subam Ă  superfĂ­cie. Quando subirem, estĂŁo prontos! Sirva com o molho de sua preferĂȘncia. Algumas sugestĂ”es:



VARIAÇÕES

Essa Ă© uma receita que pode ser adaptada para fazer nhoques de vĂĄrias cores e sabores, utilizando outros tipos de batatas, legumes e verduras Ă  sua escolha. Eu costumo dividir as batatas, legumes e verduras em dois grupos: BASE ou COMPLEMENTO.

Como referĂȘncia, algumas opçÔes de BASE que vocĂȘ pode usar para o nhoque sĂŁo: batata inglesa ou asterix, batata doce, mandioca, inhame, carĂĄ (possuem mais amido, e menor teor de ĂĄgua). Usando uma dessas bases, pode adicionar o que quiser como COMPLEMENTO: cenoura, baroa, abĂłbora, beterraba, rĂșcula, espinafre, salsinha (lembrando que todas essas tĂȘm mais ĂĄgua e sĂŁo mais pobres em amido, entĂŁo Ă© sempre necessĂĄrio balancear sua quantidade com o quanto vocĂȘ usa de base e de farinha). A proporção em peso deve ser sempre:
BASE > FARINHA > COMPLEMENTO

Geralmente, utiliza-se 30% de farinha em relação Ă  quantidade da base, mas essa quantidade de farinha nĂŁo Ă© fixa, pois depende do que vocĂȘ estĂĄ usando como base e como complemento. EntĂŁo cada nova receita de nhoque Ă© uma nova experiĂȘncia (que sempre vale a pena!)




Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio