sábado, 9 de maio de 2020

Dia 09: Filé mignon suíno com maçãs e cerveja

Essa é inspirada numa receita de Julian. Fizemos algumas adaptações da original (que em breve aparecerá por aqui também) e confesso que ficou tão boa, que está concorrendo ao prêmio receita revelação do ano aqui em casa. Gosto de receitas desse tipo: coloque tudo numa assadeira e "esqueça" no forno por duas horas... é tempo suficiente pra fazer tanta coisa... e a preparação dá pouquíssimo trabalho, porque usamos quase tudo com casca.

O filé mignon de porco é uma ótima alternativa ao de boi, pois é uma carne que sai muito mais em conta e faz pratos tão nobres quanto os que você faria com o bovino. Inclusive já substituí em vários clássicos, como no strogonoff (outra receita que logo logo vai pintar por aqui). Se quiser, no lugar de filé mignon, pode usar também paleta, pernil ou lombo. Suíno.

Os acompanhamentos do filé mignon nesse prato, embora sejam elementos simples e fáceis de encontrar, foram cuidadosamente pensados e, modéstia à parte, acho que fizemos ótimas escolhas para a harmonização dos sabores!

INGREDIENTES

- 1 peça de filé mignon suíno temperado (tempero a gosto)
- ± 20 batatas bolinhas, inteiras e com casca
- 1 cebola, sem casca, cortada em gomos
- 2 maçãs fuji, com casca, cortadas em gomos
- 1 cabeça de alho inteira, cortada ao meio (veja a foto)
- 1 limão em fatias fininhas (usei galego)
- 1 pitada de canela em pó
- alecrim a gosto
- 1/2 garrafa de cerveja sem glúten (usei Krug 20)

MODO DE PREPARO

Dispor todos os ingredientes numa assadeira: primeiro o lombo no meio, rodeado pelas batatinhas. Por cima, dispor os gomos de cebola e de maçã, intercalados. Encaixar as metades do alho e as fatias de limão nos espaços vazios. Salpicar um pouquinho de canela sobre as maçãs e distribuir o alecrim. Por fim, regar tudo com a cerveja. O líquido deve alcançar pelo menos até a metade da assadeira. Cobrir a assadeira com papel alumínio, fechando bem todos os lados e levar ao forno pré-aquecido a 200 ºC por 1 hora. Decorrido esse tempo, retirar o papel alumínio e deixar por mais 1 hora (eventualmente, é bom pegar uma colher e dar uma regada com o líquido do fundo). Nos últimos 15-30 min, aumentar a temperatura para o nível máximo, até dourar.

Disponha tudo na assadeira e esqueça no forno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário