domingo, 10 de maio de 2020

Dia 10: Penne ao pesto de rúcula e agrião com camarões

Eu já postei uma receita de molho pesto aqui (delicioso, por sinal), mas esse é diferente, porque a base é rúcula + agrião, ao invés de manjericão. Achei mais fácil de preparar porque não tem que desfolhar trocentas folhinhas de manjericão, uma a uma. Pode usar a rúcula e o agrião inteiros, com cabinhos e tudo. Além disso, tem um sabor muito especial. Achei que pudesse ficar amargo ou muito picante, mas a combinação com os demais ingredientes balanceou o sabor e ficou muito gostoso. Me pergunto porque não havia testado antes! Acho que a partir de agora, vou adotar como minha receita oficial de pesto. A inspiração veio da receita da Bela Gil. Mas troquei tanta coisa para adaptar ao que eu tinha em casa e dar meus toques pessoais, que acho que posso dizer que é uma nova receita:

Pesto de rúcula e agrião

INGREDIENTES

- 1/2 maço de rúcula
- 1/2 maço de agrião
- 1 xíc. de outras folhinhas que você tiver (usei espinafre + salsinha + manjericão)
- 1 xícara de castanha-de-caju torradas (deveriam ser nozes, mas troquei e gostei)
- 1/2 xícara de queijo parmesão ralado fino (não levava na original, mas pesto né, tem que ter!)
- ½ dente de alho
- gotinhas de limão (usei galego)
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de chá de sal
- ½ xícara de água

MODO DE PREPARO

Observação: você precisa encher o copo do liquidificador de folhas. Eu usei rúcula e agrião - que são parecidos pelo sabor picante - como base, e completei com outras folhinhas que eu tinha em casa (use o que tiver). Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto a castanha e o queijo. Depois que estiver tudo bem triturado e misturado, entre com as castanhas e use a função "pulsar" do liquidificador, só para dar uma quebrada nas castanhas, mas mantendo pedacinhos, que vão dar a crocância ao molho. Retire do copo do liquidificador e misture o queijo ralado manualmente. O molho está pronto e rende 4 porções.


Cozinhe o penne até ficar al dente e misture ao molho. Para completar, prepare estes camarões muito especiais. Costumo sempre ter no freezer pacotes de camarão sem cabeça, cozido e congelado. É muito prático, pois dá pra tirar na hora e utilizar da forma que quiser. Prefiro os que vêm com casca, pois assim os camarões absorvem muito mais o sabor dos temperos.

Camarões ao limão

INGREDIENTES

- 100 g (± 20 unidades) de camarão sem cabeça, cozido e congelado
- 1 fio de azeite, para refogar
- 1 pitada de sal
- 1 colher (café) de páprica doce
- 1 colher (café) de alho e cebola em pó
- 1 limão espremido (usei galego)

MODO DE PREPARO

Frite os camarões no azeite e tempere com sal, páprica, alho e cebola. Misture bem. Depois que estiverem bem douradinhos, esprema o limão ainda na frigideira, e deixe absorver bem todos os sabores.


Para servir, monte o prato com o penne misturado ao pesto, os camarões por cima e alguns tomatinhos cereja. Fica perfeito!

Uma combinação que não tem erro

Updating: Fiz novamente o pesto e finalizei o prato numa versão com presunto cru no lugar dos camarões. Pra completar, um fiozinho de aceto balsâmico. Delícia!

Outra opção para finalizar: presunto cru

Nenhum comentário:

Postar um comentário