sexta-feira, 1 de maio de 2020

Maio Verde

MAIO é o mês mundial da campanha de conscientização sobre a Condição Celíaca.

O glúten tornou-se famoso nos últimos anos e, recentemente, sua retirada da alimentação passou a ser conhecida como a "dieta da moda". Especialmente neste mês, celíacos e profissionais da saúde se reúnem para reforçar que #glutenfreenãoémimimi. O objetivo do MAIO VERDE é esclarecer os mitos e mistérios em torno do glúten e da doença celíaca.



- A Doença Celíaca (CID-10 = K90.0), também conhecida por DC, é uma enteropatia crônica do intestino delgado, de caráter autoimune, desencadeada pela exposição ao glúten (principal fração proteica presente no trigo, centeio, cevada e seus derivados) em indivíduos geneticamente predispostos.

- Nos indivíduos com DC, as próprias células de defesa imunológica agridem as células do organismo, causando um processo inflamatório, provocado pela ingestão do glúten. Esse processo, que ocorre na parede interna do intestino delgado, leva à atrofia das vilosidades intestinais, gerando diminuição da absorção dos nutrientes.

- Em geral, os sintomas como diarreia, prisão de ventre, perda de peso, anemia, sensação de estufamento, cólica e desconforto abdominal começam na infância. Outros sintomas da doença celíaca estão relacionados à má absorção de nutrientes, como atraso no crescimento, fadiga, falta de ar, lesões na pele, queda de cabelo, osteoporose, infertilidade e carência de vitaminas. É importante lembrar que algumas pessoas podem ter poucos ou nenhum sintoma. No entanto, a falta de tratamento da doença pode causar o surgimento de tumores no intestino ou linfoma.

- NÃO HÁ CURA para a doença celíaca. O melhor tratamento ainda é retirar da dieta os alimentos que contenham glúten. A vida do celíaco muda drasticamente após o diagnóstico, pois além de eliminar o glúten de sua alimentação, ele deve evitar qualquer chance de sua ingestão por CONTAMINAÇÃO CRUZADA, o que caracteriza sua CONDIÇÃO CELÍACA, que mesmo controlada, deve seguir por toda a vida.

Doença Celíaca: Você pode ter e não saber. 

- Estudos de prevalência da DC têm demonstrado que esta doença é mais frequente do que anteriormente se acreditava, e sua frequência ainda é subestimada. A falta de informação sobre a doença e dificuldade de acesso aos meios diagnósticos reduzem as possibilidades de tratamento adequado e consequente melhora clínica. Estudos revelam que o problema atinge pessoas de todas as idades, com uma frequência maior entre mulheres, na proporção de 2:1.

- Se você apresenta os sintomas ou desconfia de seus exames, procure um médico. Procure dois, três médicos, até esgotar as possibilidades. O diagnóstico pode ser difícil e demorado. Quanto antes se descobre, maiores as chances de se retomar a qualidade de vida.

Referências: Portaria SAS/MS nº 1149, de 11 de novembro de 2015. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas: Doença Celíaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário