terça-feira, 26 de maio de 2020

Dia 26: Palha italiana

Docinhos do amor... ou da discórdia?

Houve um período na minha infância (mais ou menos entre os 8 e 12 anos), em que palha italiana era meu doce preferido. Comi pela primeira vez na casa de uma amiga da escola. A mãe dela era quem fazia, e era a alegria das nossas tardes. Alguns dias, ela ainda inovava: trocava o tradicional biscoito Maria por Sucrilhos (era vanguardista, ela).

Logo aprendi a fazer. Eu embalava em papel alumínio e levava pro colégio. Em pouco tempo eu estava vendendo palha italiana pros colegas e professoras... Passou a valer mais do que barras de ouro lá em casa. Tinha que esconder dos meus irmãos gulosos e que lugar poderia ser melhor que dentro do meu piano? Abria o tampo e escondia no meio do mecanismo (genial, não?). Simulava mapas de caça ao tesouro, indicando esconderijos secretos falsos pra entretê-los enquanto procuravam minhas valiosas palhas italianas... Até que um dia descobriram meu segredo do piano! Passei então a fazer em dose tripla. E por um bom tempo, a tal da palha italiana foi rotina na nossa vida...

Quando a Schär lançou o biscoito Maria sem glúten, a primeira receita que eu quis reproduzir, depois de anos sem poder provar, foi a da palha italiana! Na verdade, é uma receita simples que não tem mistério algum. Mas me faz viajar no tempo e voltar a ser criança. Aproveito o momento para fazer um mea culpa: Irmãos, desculpem por ter escondido palha italiana de vocês! Esse deveria ser o docinho do amor, e nunca da discórdia!
❤️❤️❤️

INGREDIENTES

- 1 lata de leite condensado
- 3 colheres (sopa) de cacau em pó (se preferir, pode usar chocolate em pó ou achocolatado)
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 a 2 pacotinhos de biscoito Maria (Schär)
- açúcar de confeiteiro para polvilhar

MODO DE PREPARO

Misture o leite condensado, o cacau e a manteiga em uma panela. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até começar a ver o fundo da panela (é quase como fazer um brigadeiro, mas eu gosto de tirar um pouquinho antes do ponto de brigadeiro, para ficar mais macia). Adicione os biscoitos quebrados e misture bem. Espalhe a palha italiana em uma travessa forrada com papel manteiga e alise para ficar plana. Espere esfriar e corte em quadradinhos. Passe no açúcar de confeiteiro e pronto!

Nas fotos desse post, eu fiz as palhas italianas em formato de coração e montei uma caixinha para dar pro meu amor no dia dos namorados

Uma bela demonstração de amor!

Outra opção é fazer a palha italiana em formato de torta! Para isso, duplique a receita. Pegue uma forma de fundo removível e unte com manteiga, apenas. Use os biscoitos inteiros, molhados em leite com baunilha. Vá fazendo camadas de biscoito > brigadeiro > biscoito > brigadeiro > biscoito > brigadeiro... Leve à geladeira para firmar (pelo menos 2 horas). Desenforme antes de servir e polvilhe açúcar por cima.

A palha italiana na versão torta!

2 comentários: