segunda-feira, 11 de maio de 2020

Dia 11: Suflês de amora com baunilha

Essa foi uma das primeiras receitas que me arrisquei a fazer quando decidi me aventurar no mundo da confeitaria, pós diagnóstico. Encontrei o livro “Receitas especiais sem glúten, sem trigo ou laticínios”, da autora Grace Cheetham (originalmente publicado em inglês e traduzido e publicado no Brasil pela Publifolha), numa época em que glúten era uma palavra ainda desconhecida nas livrarias.

Como todo livro traduzido, uma das grandes dificuldades é encontrar alguns ingredientes que não temos disponíveis por aqui. Por isso, apesar de ser um livro maravilhoso, essa receita foi uma das únicas que fui capaz de reproduzir por muito tempo, até me arriscar a fazer substituições, como hoje já consigo fazer de olhos fechados.

Esse suflês ficam lindíssimos e super deliciosos, crescem que é uma beleza, e a sensação é de estar comendo nuvens coloridas sabor azedinho-doce! Mas como todo suflê, devem ser comidos imediatamente após sair do forno, portanto prepare-se para essa difícil tarefa, ou chame a família pra te ajudar a comer: não dá pra guardar pra depois! Essa receita rende 4 ramequins de capacidade 250 mL, aproximadamente:

Bater 4 claras em neve com 3 colheres (sopa) de açúcar e reservar. Numa panela, colocar 1 xícara de amoras (frescas ou congeladas) com mais 2 colheres (sopa) de açúcar e cozinhar por uns 5 minutinhos, só até ficarem macias. Colocar 2-3 gotas de extrato de baunilha. Coar e misturar ao caldo 1 colher (chá) de maisena dissolvida em 1 colher (sopa) de água. Juntar 1/3 das claras em neve ao caldo de amoras e bater para incorporar bem. Depois é só misturar o restante das claras com cuidado, até agregar tudo. Colocar em forminhas untadas com manteiga e assar em forno médio por 5-12 minutos, até dourar levemente e crescer bem.

Coisa mais linda!

2 comentários:

  1. que vc cozinha esse tanto de bom eu sei faz tempo. Tive age a honra de ter comido suas maravilhas varias vezes, e ainda menos do q gostaria. Agora fazer em casa suas receitas? Nunca ousei. Ate agora! Vou me preparar para fazer esse souflet. Mix de medo e animacao. Me deseja sorte amiga! Dps te conto como ficou;)

    ResponderExcluir
  2. Fezinha, tenho certeza que ficará maravilhoso!!!!! Faz sim e arrasa! Depois me conta se gostou, viu?! Saudades milllllllllllll!

    ResponderExcluir