sábado, 16 de maio de 2020

Dia 16: Brownie em 3 versões


Peraí. B R O W N I E ?!

Sim!!! Quem me conhece sabe da minha paixão pelos brownies, que rendeu até a criação da minha própria marca, marilia cleto - gluten free. E hoje, dia 16 de maio, em homenagem ao "Dia Mundial do Paciente com Doença Celíaca", vou compartilhar não só uma, mas três (wow!) das minhas receitas preferidas de brownie! Todas as receitas que vocês verão a seguir originalmente continham glúten e foram adaptadas para a versão gluten free. Vem comigo!

marilia cleto - gluten free


Receita #1 - Brownie "Raiz"

Busquei no meu caderninho de receitas mais antigo e esta era a primeira receita registrada. Talvez tenha sofrido algumas modificações, mas tenho quase certeza que foi a primeira que eu fiz, aos 13 anos, seguindo uma receita que a professora de inglês passou na prova. Destaquei a recipe e fui pra casa tentar fazer aquele que prometia ser um "bolo de chocolate" diferente de todos os outros. Foi amor à primeira mordida. Particularmente, amo fazer esta receita usando pedaços de castanha-do-pará misturados à massa. A receita original sugeria nozes, mas foi com castanha-do-pará que fiz a primeira vez e, desde então, esse sabor me remete às mais doces lembranças de brownie. Essa é a receita mais simples de todas e requer ingredientes corriqueiros, que todo mundo tem em casa. Em dias preguiçosos, é a ela que recorro.

Brownie Raiz (versão castanha-do-pará)

INGREDIENTES

- 1 xícara de farinha sem glúten (uso FSG Aminna, mas com qualquer mix dá certo!)
- 2 xícaras de achocolatado em pó (uso Chocolatto Três Corações)
- 1 xícara de açúcar refinado
- 3 ovos
- 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga
- 1 xícara (café) de leite
- 1 xícara de castanha-do-pará em pedaços
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

MODO DE PREPARO

Misture muito bem a farinha, o achocolatado, o açúcar, os ovos e a manteiga. Acrescente o leite e misture bem. Coloque as castanhas picadas e por último o fermento. Asse em forno pré-aquecido, numa forma forrada com papel manteiga a 180 ºC, por aproximadamente 30 min. Coma quentinho.


Receita #2 - Brownie "Nutella"

Esse foi o meu "bolo de aniversário" em 2018. Decidi comemorar com pizza sem glúten (a festa dos sonhos para os celíacos) e o bolo também foi temático, em formato de pizza! Usei de base a receita de Brownie de Nutella, da Dani Noce, para preparar dois discos de brownie, que decorei como fatias de pizza. Nas coberturas, abusei da criatividade e variedade, pra ficar com esse visual maravilhoso:  usei alternadamente marshmallow,  ganache de chocolate, geleia de framboesa e doce de leite e cobri com m&m's (Obs.: usei m&m's importados sem glúten que comprei no free shop - infelizmente os nacionais contêm glúten), amêndoas e avelãs, blueberries, gotas de chocolate ao leite, nozes e pistache, gotas de chocolate branco. Por cima de tudo, calda de sorvete sabor chocolate e caramelo.

Brownie Nutella (versão pizza)

INGREDIENTES

- 300 g de chocolate amargo (mín. 70%), em pedaços
- 200 g de manteiga sem sal, cortada em cubos
- ½ xícara de açúcar mascavo
- ¾ xícara de açúcar cristal
- 200 g de Nutella
- 1 colher (sopa) de extrato de baunilha
- ½ colher (chá) de sal
- 4 ovos
- ¼ xícara de chocolate em pó
- ½ xícara de farinha de arroz

MODO DE PREPARO

Misture em banho-maria o chocolate 70% com a manteiga, até que derreta. Acrescente todo o açúcar e a Nutella. Misture bem, tire do banho-maria e acrescente o extrato de baunilha e o sal. Adicione os ovos, um a um, mexendo bem a cada adição. Em seguida, junte o cacau em pó. Para finalizar, adicione a farinha de arroz. Quando a massa estiver homogênea, transfira para duas formas de pizza de tamanho médio, forradas com papel manteiga. Asse em forno pré-aquecido a 160 ºC, por aproximadamente 40 minutos. Decore a gosto!


Receita #3 - Brownie da Nigella

Essa é sem dúvidas a receita mais trabalhosa e que leva ingredientes mais selecionados, mas vale a pena o esforço e o gasto, se você quiser ter a experiência de um brownie inesquecível. A Nigella já arrasa em qualquer receita, mas nessa eu ainda dei meus toques para ficar mais especial. A receita original levava apenas chocolate ao leite na massa. Eu troquei pelo chocolate meio amargo e acho que as avelãs caem muito bem nesta combinação. Gosto de brownies bem chocolatudos e pedaçudos, por isso coloco muitas gotas de chocolate e avelãs na massa, mas se você também capricha no topo, já começa a comer com os olhos!

Brownie Nigella (versão marilia cleto - gluten free)

INGREDIENTES

- 150 g de manteiga sem sal
- 300 g de açúcar mascavo
- 75 g de cacau em pó 100% (não serve chocolate em pó ou achocolatado)
- 150 g de farinha sem glúten (uso Farinha Multiuso Schär ou Mixture Amafil)
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de sal
- 4 ovos
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha
- 100 g de um bom chocolate meio amargo em gotas (uso Dark Callets Callebaut Nº 811 - 54,5% cacau)
- 100 g de avelãs, partidas ao meio

MODO DE PREPARO

Comece peneirando juntos o cacau em pó, a farinha sem glúten, o bicarbonato de sódio e o sal. Reserve esta mistura. À parte, bata rapidamente os ovos com a baunilha. Reserve. Numa panela média, derreta a manteiga em fogo baixo. Quando estiver derretida e começando a exalar um aroma amendoado, acrescente o açúcar, mexendo com uma colher para mesclá-lo à manteiga derretida. Acrescente à panela a mistura da farinha já preparada. Quando estiver bem misturado, se tornará uma mistura mais firme e seca. Retire do fogo e transfira para um bowl. Acrescente então a mistura de ovos nesta massa, ainda morna. Bata bem com um fouet até se torna cremosa, e então acrescente metade do chocolate em gotas e metade das avelãs. O chocolate irá se derreter e agregar à massa. Esse é o ponto de transferir para uma assadeira pequena, forrada com papel manteiga. Finalize cobrindo a superfície com o restante das avelãs e do chocolate. Asse em forno pré-aquecido a 190 ºC por 35 min, aproximadamente. Espere esfriar para desenformar e partir em quadrados cheios de amor.

Quadradinhos de amor ♥️

DICAS:

1. Use sempre papel manteiga para forrar a assadeira. Fica muito melhor na hora de desenformar, pois você não precisa virar de ponta-cabeça para retirá-lo da forma. Caso contrário, você vai perder a casquinha maravilhosa que se forma no topo do brownie. Se não tiver papel manteiga, unte a forma com manteiga e cacau em pó, e considere parti-lo diretamente na assadeira

2. Sempre que você retirar o brownie do forno, ele deve estar com o topo seco ao toque, porém se balançar a forma, terá a impressão de que a massa está líquida por baixo. É assim mesmo. Ele firma depois que esfriar. Se você demorar muito para tirar do forno, terá um brownie ressecado (e nós queremos um brownie molhadinho, certo?)

3. Você poderá sempre variar os tipos de castanhas e chocolates que utiliza (algumas sugestões: nozes com chocolate ao leite, avelãs com chocolate amargo, amêndoas com chocolate branco, macadâmias com chocolate branco caramelizado). Componha conforme seu gosto, lembrando que alguns tipos de chocolate destacam melhor o sabor de algumas castanhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário