quarta-feira, 6 de maio de 2020

Dia 06: Legumes à provençal

Dei esse nome a esta preparação não só pelos tipos de ervas que escolhi para temperar, mas também porque depois de pronto, as cores e o aroma me fizeram viajar, imaginando que, se um dia eu fosse a Provence, esperaria encontrar algo assim, ao mesmo tempo simples e confortante, numa casinha camponesa. Mas a verdade é que esse é um side dish (ou em bom português, guarnição, acompanhamento) ideal para qualquer prato principal. Vai com tudo, é versátil, podendo acompanhar carnes de aves, boi, porco ou até peixe. Um coringa que pode te salvar quando precisar preparar um almoço de última hora, pois você pode variar os legumes de acordo com o que você tiver em casa. Vamos lá?

INGREDIENTES

- legumes variados: quanto mais colorido, melhor (usei abobrinha, batata, cenoura, pimentão vermelho, cebola roxa e alho)
- 1 boa pitada de celery seed - semente de aipo (é o que dá o gostinho especial)
- sal e pimenta do reino a gosto
- caldo de legumes
- azeite para regar
- ervas frescas (usei alecrim, cebolinha-francesa e tomilho)

MODO DE PREPARO

- Pique os legumes em pedaços grandes e compridos, distribua numa assadeira e espalhe bem a semente de aipo, o sal e a pimenta, esfregando bem em todos os pedaços. Adicione o caldo de legumes, que deve cobrir o fundo (é ele que vai cozinhar os legumes). Regue com azeite e cubra a assadeira com uma tampa ou com folha de alumínio, fechando bem para preservar os vapores do cozimento. Leve ao forno em temperatura média, e vá espetando os legumes até estarem macios. Dica: é a batata que dá o ponto de retirar. Quando ela estiver pronta, todos os outros legumes também estarão, e a cenoura ainda vai estar crocante. Depois de tirar do forno, regue mais uma vez com azeite, cubra com as ervas frescas e tampe novamente até a hora de servir.

Cheirinho de dar água na boca

Nenhum comentário:

Postar um comentário