Há muito tempo tenho vontade de experimentar fazer os cinnamon rolls. Dia das mães foi uma boa oportunidade para enfim testá-los! Já tinha visto várias receitas gluten free, mas foi misturando duas receitas que cheguei a esta que vou ensinar pra vocês.
Toda vez que trabalhamos com massa de pão sem glúten, é inevitável sentir um pequeno pânico entre a preparação e a hora de provar a receita pronta. Esta receita tem uma vantagem. Não leva fermento biológico, o que aumenta as chances de sucesso. Ainda assim, não foi diferente: fiquei de olho no forno durante todo o tempo, torcendo para que os meus rolinhos virassem deliciosos pãezinhos cheirosos e com sabor de canela e cardamomo.
Justamente, estes meus rolinhos chamei de cinnamon rolls "finlandeses" pois levam um ingrediente, na minha opinião, imprescindível. Cardamomo. A maior parte das receitas inglesas ignora a sua presença, o que faz TODA a diferença. Além disso, tem o formato. Enquanto os ingleses são meros rolinhos, os finlandeses têm um charme a mais. De cortes triangulares, surgem lindos rolinhos em formato de borboleta, transformados pela pressão gentil com um dedo sobre seu topo.
Como era a primeira vez que eu tentava a receita, decidi fazer meus pãezinhos nos dois formatos, até pra perceber o nível de dificuldade. Resultado: em termos de trabalho, o rolinho simples é super fácil. O rolinho à moda finlandesa requer um pouco mais de cuidado e paciência pra sair certinho. Quanto ao sabor, aroma, textura e beleza, foi um sucesso! Os dois ficam lindos e gostosos.
Rolinhos à moda inglesa |
Rolinhos à moda finlandesa |
Obs.: Mamãe adorou.
Massa
3 1/2 a 4 xícaras (chá) de farinha sem glúten (eu usei um blend - meio a meio - de Mix Pan e Mix Dolci Schär)
2 colheres (chá) de goma xantana
2 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de sal
1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
6 colheres (sopa) de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
2 ovos, à temperatura ambiente
1 xícara (chá) de leite, à temperatura ambiente
Ingredientes selecionados |
1 xícara (chá) de açúcar mascavo (usei meio a meio - mascavo e demerara)
2 colheres (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de cardamomo em pó
1/8 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal, derretida e fria
1/8 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal, derretida e fria
1 colher (chá) de extrato de baunilha
Glacê
1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
1/2 colher (sopa) de leite, além de mais 1/4 colher (chá), se necessário
Glacê
1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
1/2 colher (sopa) de leite, além de mais 1/4 colher (chá), se necessário
MODO DE PREPARO
Da massa
1. Pré-aqueça o forno a 180°C. Se optar por fazer os rolinhos à moda inglesa, unte com manteiga uma forma para 12 muffins e reserve.
2. Em uma vasilha grande, coloque 3 1/2 xícaras de farinha, a goma xantana, o fermento, o sal, e o açúcar refinado, e misture bem. Adicione a manteiga, os ovos e o leite, e misture até homogeneizar.
Preparação da massa |
3. Coloque a massa sobre um pedaço de papel manteiga polvilhado com farinha. Polvilhe a massa levemente com farinha e abra um retângulo de aproximadamente 30cm x 40cm, com cerca de 0,5cm de espessura. Acerte as arestas mais grossas.
1. Em uma vasilha média, coloque todos os ingredientes do recheio e misture bem. Com uma espátula ou colher grande, espalhe o recheio em uma camada uniforme sobre a parte superior do retângulo de massa, deixando cerca de 0,5cm sem cobrir nas bordas. A partir do lado mais largo, enrole a massa para obter um rolo bem apertado.
2. Corte o rolo em seção transversal, em doze partes iguais, cada uma com cerca de 2,5cm de espessura. Se estiver fazendo à moda inglesa, coloque cada rolo na forma de muffins previamente preparada.
Enrolando a massa recheada |
Rolinhos ingleses na forma para muffins |
Preparação dos rolinhos à moda finlandesa |
Rolinhos finlandeses prontos para assar |
4. Transfira-os para uma grade, para terminar de esfriar. Certifique-se de remover os rolos da forma de muffins antes que eles estejam completamente frios, ou ficarão grudados na forma.
Do glacê
1. Enquanto os rolos esfriam, faça a cobertura. Em uma vasilha pequena, coloque o açúcar de confeiteiro e o leite. Misture bem até formar uma pasta grossa.
2. Adicione mais leite misturando bem, pouco a pouco, até que o glacê escorra da colher lentamente. O glacê deve ser espesso mas capaz de ser derramado.
3. Regue ou espalhe a cobertura sobre os rolinhos frios, antes de servir.
Ganhei esta maravilha de presente do dia das mães. A massa é leve e o sabor de canela bem pronunciado forma um conjunto perfeito. A apresentração artistica. Acompanha bem um chá, café ou chocolate quente. Obrigada minha filha.
ResponderExcluirQue bom que gostou, mãezinha!!! Te amo!
ExcluirMuito gostoso. Receita adaptada e feita com muito carinho... Parabéns! :*
ResponderExcluirMuito gostoso! Parabéns pela receita e pelo preparo tão cuidadoso e carinhoso. :)
ResponderExcluirFeito com carinho, cuidado e amor!
ExcluirSó poderia ficar bom, né? :*
Provei o da Eliz e realmente ficou muuito bom!! Quero fazer!
ResponderExcluirQue bom, Rafa! Faz sim... Aqui em casa acabou e já tô com vontade de fazer de novo... hummm
Excluir