quarta-feira, 4 de maio de 2016

Molho de Tomates Frescos

O molho de tomates frescos é um dos mais versáteis na cozinha. Ele vai bem com tudo e sempre me salva quando estou sem inspiração. Basta cozinhar uma massa sem glúten e... mangiare! Por isso, gosto de preparar o molho básico sempre em grande quantidade para assim poder congelar e ter sempre o molho caseiro de modo que eu possa incrementá-lo de acordo com cada receita que for utilizá-lo.


INGREDIENTES

Para cada quilo de tomate use:
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 3 colheres de azeite de oliva extra virgem
  • 1/2 cenoura ralada
  • 1/2 talo de salsão ou 1 pitada de celery seed (semente de aipo)
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 colher (sobremesa) de beterraba ou de açúcar
  • Manjericão a gosto

MODO DE PREPARO

1. Primeiro prepare os tomates: tire cascas e sementes e corte-os em tiras grossas

2. Para as próximas etapas, você pode picar tudo bem picadinho, ralar, ou usar um processador, conforme achar mais prático

3. Refogue a cebola e o alho no azeite

4. Adicione a cenoura ralada, o talo de salsão (inteiro) ou as sementes de aipo, o sal e a pimenta do reino

5. Depois de bem refogados, adicione os tomates e deixe cozinhar bastante em fogo baixo e com a panela tampada (cerca de meia hora)

6. A beterraba ou o açúcar serão utilizados para reduzir a acidez do molho; caso opte pela beterraba, deixe-a cozinhar por mais meia hora com o molho

7. Ao final do cozimento, retire a beterraba e o talo de salsão (eu gosto do molho pedaçudo, se desejar um molho bem lisinho, pode simplesmente bater tudo no liquidificador ou com um mixer

8. Confira o sal e a acidez, e finalize juntando as folhas de manjericão ao molho e misturando bem, após desligar o fogo

9. Este molho pode ser armazenado em vidros esterilizados na geladeira ou congelado em sacos plásticos próprios para freezer


Na foto, combinei o molho básico de tomates frescos com um nhoque de rúcula verdinho, fenomenal! Receita em breve...

Nhoque de batata doce e rúcula com molho de tomates frescos

2 comentários:

  1. Eu faço sem tirar a casca e fica mt bom! O manjericão da um "toque" delicioso.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Anônimo! Eu gosto de tirar a casca pois depois de cozida acho que ela fica parecendo plástico! Até poderia peneirar depois o molho pronto para separar a pele, mas como prefiro meu molho mais "pedaçudo", com uma textura mais grossinha, acho mais prático fazer assim. Obrigada pela dica! O manjericão faz toda diferença, né?! Bjs

    ResponderExcluir