quarta-feira, 4 de maio de 2016

Molho Pesto com Nozes

O molho pesto original italiano leva pinoli, muito utilizados também em receitas doces e salgadas da cozinha sírio-libanesa. Os pinoli são extraídos de uma árvore nativa da região Mediterrânea e são muito caros. Sempre que é possível, eu substituo os pinoli pelas amêndoas californianas sem pele, lascadas em palito, pois o sabor, a textura e o formato são os que mais se parecem com os dos pinoli e, assim, não comprometem tanto o efeito no prato.

Mas no caso do molho pesto, acho que as nozes caem muito bem. Pessoalmente, gosto do contraste amarguinho e doce que as nozes dão ao pesto. As nozes são mais macias, mas ainda assim dão o efeito de textura que o molho pede.


INGREDIENTES
  • 1 maço de manjericão fresco (desfolhar e usar apenas as folhinhas) 
  • 2 dentes de alho 
  • 100 ml de azeite de oliva extra virgem 
  • 6 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (aproximadamente 80 gramas) 
  • 2 colheres de sopa de nozes picadas (aproximadamente 50 gramas) 

MODO DE PREPARO

1. Tradicionalmente, usa-se um socador para bater as folhas de manjericão, mas você pode usar um processador se preferir.

2. Coloque todos os ingredientes, menos o queijo e as nozes, no processador. Bata tudo lentamente até que a mistura vire um composto cremoso mas não totalmente liso.

3; Adicione o queijo e as nozes e mexa bem até que tudo fique bem misturado.

4. O molho pesto pode ser mantido na geladeira num recipiente hermético, desde que se tenha o cuidado de sempre deixá-lo coberto com uma camada de azeite.

5. Quando for utilizar ou servir, adicione mais azeite a gosto, até chegar à consistência desejada.


No prato da foto, servi o molho pesto com um penne sem glúten, cozido al dente, acompanhado de uma fatia generosa de bacon frito e bem sequinho. Deliciooooso!

Penne ao molho pesto com nozes

Nenhum comentário:

Postar um comentário