segunda-feira, 4 de maio de 2020

Dia 04: Macarrão de beterraba

Não é a primeira vez que faço este prato. Já devo ter, umas duas ou três vezes, usado beterrabas pra fazer um molho vermelho para macarrão (na falta de tomates, a gente se vira com o que tem!). Desde a primeira vez, notei a cor deslumbrante que a beterraba é capaz de dar à massa. Duvido que você já tenha visto um colorido tão bonito assim em um prato de macarrão! E é tão simples, só preparar o molho e misturar à massa. Parece até magia!

A preparação do molho também é simples e requer poucos ingredientes. Antes de tudo, faço um branqueamento, que consiste, basicamente, num rápido pré-cozimento, no vapor ou por imersão em água fervente, geralmente por uns 2-5 min, seguido de um choque térmico com água gelada (se você nunca fez, não se preocupe, pode encontrar instruções facilmente na internet). No caso das beterrabas, eu gosto de cozinhar no vapor cubinhos de aproximadamente 2 cm, até que seja possível enfiar um garfo, porém com bastante resistência (isso pode levar até 8 min). Após o choque térmico, seco bem e coloco em saquinhos tipo zip-lock. Assim você pode guardá-los no freezer por até 6 meses. O mesmo pode ser feito com abóbora, cenoura, baroa, brócolis, etc. (consulte o tempo apropriado para cada legume), o que torna a vida na cozinha muito mais prática. Na hora de preparar qualquer prato, basta retirar os legumes e finalizar o cozimento na receita que você quiser.

Uma vez que você tenha as beterrabas pré-cozidas, já pode iniciar a preparação do molho. Há muitas variações de opções para a preparação do molho, mas a receita que compartilho aqui é a mais prática que já fiz, inspirada na Nadyia Hussain (recomendo fortemente que assistam seu programa "Time to Eat", disponível na Netflix, ou que visitem sua página no site da BBC - Food).

INGREDIENTES

- 2 beterrabas pré-cozidas
- 2 dentes de alho
- 1 pimenta dedo de moça, sem sementes (se achar forte, use pimenta biquinho ou pimenta de cheiro, mas coloque pimenta!)
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1/2 colher (chá) de sal

MODO DE PREPARO

Bata tudo no liquidificador. Só isso mesmo. Sério, acabou.

Esse molho serve para 4 porções de macarrão. Com o molho pronto, misture à massa cozida e drenada, na própria panela. Mexa bem e como num passe de mágica, você verá a massa absorver toda a cor e o sabor da beterraba!

PARA FINALIZAR

Se quiser dar um toque especial e sofisticado ao seu prato (o que recomendo fortemente, pois faz toda a diferença e complementa os sabores dessa preparação), misture num bowl: queijo cottage, limão espremido, cebolinha picadinha e tempere com sal. Na hora de servir o prato, coloque uma boa colherada dessa mistura sobre o macarrão de beterraba. Além de lindo, o contraste do azedinho com o doce-picante fica delicioso!

Surpreenda-se comigo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário