segunda-feira, 3 de maio de 2021

Maio Verde 2021 - Semana # 1: Brownie de microondas

A solução pra sua vontade instantânea de sobremesa!


Todo mundo concorda que brownie é uma delícia, né? Sempre que faço aqui em casa, já fatio a fornada toda em quadradinhos e fico só esperando a hora da próxima sobremesa. Ah, o milagre que um quadradinho desses faz não está no gibi! 😍 Mas em dias normais, quando bate aquela necessidade de um docinho depois do almoço, recorro a essa receitinha rápida e infalível. Em menos de 3 minutos você tem um mini brownie pra chamar de seu.

Você também pode chamá-lo de "brownie de colher" ou "brownie de caneca". É uma solução para dias de preguiça ou pouco tempo disponível, mas não espere um brownie convencional! A base dessa receita varia da original, principalmente por eliminar os ovos, que além de serem emulsificantes naturais, atuam dando maior estrutura à preparação - porém, não cozinhariam suficientemente em apenas 1 minuto no microondas (e se você exagerar no tempo de cozimento, já sabe: terá um bolo, e não um brownie).

Pois bem, eliminamos os ovos e utilizamos leite, que também contém emulsificantes naturais, vai umidificar nossa massa e torná-la deliciosamente cremosa. A perda da estrutura devido à falta dos ovos é, em parte, compensada pela farinha que utilizamos em maior proporção, mas ainda assim, não fique triste ao ver seu brownie "desmoronar", dando uma leve abaulada no centro. Pra mim, essa concavidade é um convite pra você preenchê-la com uma generosa bola de sorvete ou com uma boa colherada de creme de leite e frutas vermelhas.

A estrela da semana é a 💚 Farinha Multiuso Sem Glúten Vitalin 💚, que experimentei recentemente e já conquistou meu coração! Ela é versátil porque substitui a farinha de trigo na mesma proporção e deixa tudo muito macio e estruturado, sem alterar o sabor. À base de amido (batata e/ou mandioca e/ou milho), farinha de arroz, farinha de aveia e espessante, possui o certificado internacional Gluten Free™ (GF). Sem glúten, mas com muito sabor, consciência e saúde.

Testada e aprovada! ✔️


Brownie de microondas

INGREDIENTES

- 50 g do chocolate em barra de sua preferência (usei chocolate ao leite com castanhas Divine)
- 1 colher de manteiga
- 1 pitada de sal
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de cacau em pó 100%
- 2 colheres (sopa) de Farinha Multiuso Sem Glúten Vitalin
- 1 colher (sopa) de leite
- 3 gotinhas de essência de baunilha

MODO DE PREPARO

Comece derretendo o chocolate com a manteiga no microondas: Quebre o chocolate em pedaços pequenos, adicione a manteiga e leve à potência máxima por 30 seg. Retire, misture e, se necessário, volte para o microondas por mais 30 seg. Este tempo é suficiente para derreter todo o chocolate. Tenha paciência para misturá-lo à manteiga aquecida até derreter completamente. Se você aquecer demais, vai queimar o chocolate e aí não tem volta!

Com o chocolate e a manteiga derretidos, adicione os demais ingredientes, incorporando na sequência, um de cada vez (sal, açúcar, cacau, farinha, leite e baunilha). Misture até obter uma massa homogênea e cremosa. Coloque em um ramequim pequeno (≥ 120 ml) ou em uma xícara/caneca resistente ao microondas. Leve à potência máxima por 1 minuto. Retire e coma quentinho! Dica: contraste com sorvete, creme de leite gelado, frutas congeladas, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário