segunda-feira, 31 de maio de 2021

Maio Verde 2021 - Semana # 5: Cupcakes festivos de morango

  

Tudo de bom numa só mordida!

"Por que fazer simples cupcakes se eles podem ser extraordinários?" Foi inspirada num episódio da primeira temporada de Nadiya Bakes (disponível na Netflix!) que resolvi reproduzir, a meu modo, esses maravilhosos bolinhos de morango, que têm cheiro, sabor e cor de festa!

No fundo, um biscoito pra dar textura, por cima um morango fresco e suculento que derrete no forno. Em volta, uma massa de cupcake arrasadoramente suave, à base de cream cheese. No topo, ganache de chocolate branco e a "cereja do bolo": morangos glaceados para decorar e não te deixar esquecer o nome dessa sobremesa - cupcakes festivos de morango. Toda a felicidade numa mordida!

A estrela da semana é a ❤️ Aminna  FSG - Farinha Sem Glúten ❤️, o primeiro mix de farinhas sem glúten disponível no mercado. À base de farinha de arroz, possui também fécula de batata, fécula de mandioca e estabilizante em sua composição. Tenho um carinho especial por essa farinha, pois há 15 anos, ela era a única opção de mistura pronta para substituição da farinha de trigo. Foi com ela que comecei a me aventurar na culinária gluten free e descobri que poderia existir vida (muito feliz, diga-se de passagem) após a DC.


Testada e aprovada! ✔️


Cupcakes festivos de morango

INGREDIENTES

- 10 biscoitos sem glúten (usei cookies de frutas silvestres da Jasmine)
- 10 morangos inteiros, com os topos cortados
- 110 g de cream cheese
- 110 g de açúcar refinado
- 2 ovos caipiras
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha
- 110 g de Aminna  FSG - Farinha Sem Glúten
- 1 colher (chá) de fermento químico em pó
- 100 g de chocolate branco (usei Divine)
- 2 colheres (sopa)  de creme de leite
- 2 colheres (sopa) de cream cheese
- morangos glaceados para decorar


MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno a 200 °C. Preencha uma assadeira para cupcakes com 10 forminhas de papel próprias para assar. Coloque um biscoito no fundo de cada forminha e, por cima, posicione um morango inteiro, com a ponta voltada para cima.

Para fazer a massa, adicione o cream cheese e o açúcar no bowl da batedeira e bata até obter um creme claro e fofo. Adicione os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Adicione o extrato de baunilha e, por fim, a farinha e o fermento. Misture até obter uma massa lisa.

Usando um saco de confeiteiro, divida a massa entre as 10 forminhas, do modo que cada morango fique totalmente envolto por massa. Não encha demais as forminhas - deixe a ponta dos morangos de fora. Asse por 15 a 20 minutos, ou até que os bolinhos estejam crescidos e levemente dourados.

Retire do forno e transfira para uma gradinha. Cubra cada bolinho com a ganache usando o saco de confeiteiro ou o avesso de uma colher. Se tiver formado um buraco de massa em volta do morango, aproveite para preenchê-lo com ganache. Salpique os morangos glaceados picadinhos sobre a cobertura e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário