quinta-feira, 21 de maio de 2020

Dia 21: Bolo de fubá com limão siciliano

Essa receita é muito especial. Eleva o bolo de fubá a um outro patamar. Não podia ser diferente, já que tirei do livro "Na Cozinha Com Nigella" - uma fada que sabe como ninguém combinar ingredientes pra transformar todas as receitas em experiências únicas. Não vou me delongar... apenas preciso dizer que este é um bolo leve, macio e muito saboroso. A calda de limão siciliano é o elemento surpresa! Você nunca provou nada parecido. Bom proveito!


Bolo levinho de fubá

INGREDIENTES

- 200 g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
- 200 g de açúcar refinado
- 200 g de farinha de amêndoas
- 100 g de fubá
- 1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
- 3 ovos
- raspas de 2 limões sicilianos (guarde o suco para a calda)

MODO DE PREPARO

Forre uma forma com papel manteiga e unte as laterais com manteiga. Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Numa batedeira, bata a manteiga e o açúcar até ficarem claros e fofos. Misture a farinha de amêndoas, o fubá e o fermento em pó, e incorpore um pouco desses ingredientes com o açúcar e a manteiga. Em seguida,  adicione um ovo, e vá alternando ingredientes secos e ovos, sem parar de bater. Junte as raspas de limão. Despeje a massa na forma preparada e asse por cerca de 40 minutos. Retire do forno e transfira para uma grelha para esfriar na própria forma.


Calda de limão siciliano

INGREDIENTES

- suco de 2 limões sicilianos
- 125 gramas de açúcar de confeiteiro

MODO DE PREPARO

Prepare a calda fervendo o suco de limão com o açúcar de confeiteiro em uma panela pequena. Fure toda a parte de cima do bolo e derrame a calda quente. Deixe esfriar antes de desenformar.


Observação: se desejar, você pode adicionar sementes de erva doce a essa receita. Vai muito bem no bolo de fubá e contrasta com o azedinho do limão!

Um bolinho especial pra acompanhar um chá ou cafezinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário