sexta-feira, 22 de maio de 2020

Dia 22: Shoyu Lamen

Eu me apaixonei por Lamen antes mesmo de provar. Tudo começou quando assisti ao filme "The Ramen Girl", (título em português: "O Sabor de uma Paixão"). É provável que você já tenha visto também (veja o trailer legendado aqui). Não é um filme famoso, tampouco digno de Oscar. É o típico filme "Sessão da Tarde". Mas posso dizer que foi um dos filmes que mudou minha vida.

Não foi a primeira vez que um filme me fez ver comida com olhos de amor. "A Festa de Babette", "Chocolate", "Julie & Julia" são filmes com temáticas parecidas: como comida feita com amor pode mudar o humor e a vida das pessoas. "The Ramen Girl" é exatamente sobre isso. E desde que assisti ao filme, prometi a mim mesma que eu teria que comer e (com sorte) um dia ser capaz de cozinhar um verdadeiro Lamen.

De fato, a primeira vez que comi foi digna da minha promessa. Afinal, um Lamen que você come no Japão há de ser um verdadeiro Lamen, certo? Claro que foi necessária uma adaptação: pedi para trocar o macarrão tradicional pelo soba, um macarrão feito de trigo sarraceno, naturalmente sem glúten. Mas desde que voltei sabendo o que era um Lamen de verdade, nunca mais consegui comer um Lamen por aqui... e foi aí então que decidi que teria que fazer meu próprio Lamen

Depois de muito namorar receitas na internet, achei uma que encarei tentar fazer. Não vou dizer que é a receita do verdadeiro Lamen. A receita original levaria pelo menos umas 4 horas só para a preparação do caldo (personagem principal do nosso romance). A receita que faço, e agora compartilho aqui, usa de uma base para o caldo que os japoneses chamam de moto (pronuncia-se "motô"). Isso vai te poupar umas boas horas na preparação. Não se engane: parte do amor se perde nessas horas que você ganha. Ainda assim, sobra muito amor.

Shoyu Lamen

Algumas observações sobre essa receita:

1. Por mais simplificada que seja, ainda dá bastante trabalho. Então se decidir fazer, escolha um dia de bastante disposição e amor abundante no coração.
2. A receita do motô foi adaptada do Chef Nobu Ozaki. As guarnições eu escolhi e costumo repetir essa fórmula, porque deu muito certo. Mas você pode variar as guarnições à vontade, de acordo com seu gosto. 
3. Uso um macarrão de arroz mais largo (rice stick noodles) e fica muito bom! Se você for usar outro tipo de macarrão, recomendo usar uma massa tipo espaguetti de arroz.
4. As quantidades descritas a seguir são para servir 4 pessoas. O motô costuma sobrar e eu guardo. Dura na geladeira por muito tempo. Nas próximas vezes, basta preparar as guarnições.


Shoyu Lamen (receita adptada do Chef Nobu Ozaki)

INGREDIENTES

Para o motô:

- 1 cebola
- 1 talo de salsão
- 8 fatias de gengibre
- 8 dentes de alho inteiros
- 2 talos de cebolinha picada
- 2 colheres (café) de sal
- 2 colheres (sopa) de dashi (caldo de peixe bonito em pó)
- 2 tabletes de caldo de galinha
- pimenta-do-reino a gosto
- 2 colheres (sopa) de banha de porco
- 6 colheres (sopa) de óleo de gergelim
- 12 colheres (sopa) de saquê mirin
- 6 colheres (sopa) de molho de soja
- 2 L de água 

Para a guarnição:

- 200 g de cogumelos shiitake
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 peito de frango
- 1 colher (sopa) de azeite
- sal e limão a gosto
- 2 colheres (sopa) de molho teriyaki
- 800 g de macarrão de arroz (rice stick noodles)
- 1 maço de espinafre, desfolhado
- 1/4 de cabeça de repolho roxo, fatiado
- 4 ovos
- 1 talo de cebolinha picada
- gergelim preto


MODO DE PREPARO

Para o motô:

Coloque a cebola, o salsão, o gengibre, o alho, a cebolinha, o sal, o dashi, o caldo de galinha, a pimenta-do-reino e a banha em um processador. Acrescente o óleo de gergelim, o saquê mirin e o molho de soja. Processe tudo e coloque a mistura em uma panela para ferver por 5 minutos. Tire do fogo e reserve. Esse é o seu motô. Aqueça 2 L de água em uma panela. Acrescente o motô o quanto baste (prove, deve estar bem saboroso). Esse é o seu caldo. Mantenha-o aquecido.

Para a guarnição:

Comece com os cogumelos. Frite-os na manteiga até que estejam dourados e bem cozidos. Reserve. Depois prepare o peito de frango. Frite-os em azeite, temperando com sal e limão, a gosto. Depois de bem cozidos, cubra-os com o molho teriyaki e abafe com uma tampa para mantê-los aquecidos. Reserve. Cozinhe os ovos. Você deve ferver a água e adicioná-los, contando exatamente 7 minutos. A clara deve estar firme e a gema mole. Espere esfriar, descasque e parta ao meio. Reserve. Cozinhe o macarrão conforme as instruções do pacote. Escorra a água para colocar apenas o macarrão em um bowl para Lamen. Acrescente neste recipiente, por cima do macarrão, os cogumelos preparados, o peito de frango fatiado, as folhas de espinafre, o repolho e o ovo. Coe o caldo preparado e adicione-o a este bowl. Finalize com a cebolinha sobre os cogumelos e o frango, e com o gergelim preto sobre o ovo. Deleite-se!

Muito amor num bowl

Nenhum comentário:

Postar um comentário