quarta-feira, 13 de maio de 2020

Dia 13: Canelonni invertido de abobrinha


Ficou com água na boca?

Não vou dizer que esta seja uma receita light, não é mesmo! Mas se isso te conforta, ela é low carb! Bom... aqui o que importa mesmo é o quanto é gostosa! O canelonni é dito invertido quando a massa vai por dentro e o recheio, por fora. No nosso caso, a abobrinha faz as vezes de massa (vai por dentro), e com o presunto e o queijo é que vamos fazer os rolinhos (ficarão do lado de fora). É bem simples, vem comigo que você brilha:

INGREDIENTES

- 1 abobrinha grande
- 10 fatias de presunto (eu prefiro usar peito de peru)
- 10 fatias de queijo muçarela
- 2 colheres (sopa) de creme de ricota
- 1 xícara de molho ao sugo (veja receita aqui)
- 1 xícara de molho bechamel sem glúten (veja receita aqui)
- 1/2 xícara de queijo ralado (usei queijo minas meia cura)

MODO DE PREPARO

- Comece fatiando a abobrinha bem fininha, em lâminas. Eu uso aqueles descascadores de frutas e legumes. Mas se tiver um mandolim é melhor ainda (eu não tenho).
- Deixe escorrendo numa peneira e depois tire o excesso de água com papel toalha.
- Use uma tábua de cozinha como apoio para fazer os rolinhos. Coloque uma fatia do presunto, por cima uma fatia de queijo e então coloque algumas fatias de abobrinha (pode caprichar, pois queremos rolinhos bem recheados). Finalize com uma colher (café) de creme de ricota, por cima da abobrinha (não precisa espalhar).
- Enrole como um canelonni e siga para o próximo rolinho. Faça isso até completar os dez.
- Para a montagem do prato, comece com o molho de tomate no fundo de uma assadeira quadrada. Disponha os rolinhos, cubra novamente com o molho de tomate e por cima, coloque o bechamel. Finalize com o queijo ralado.
- Leve ao forno pré-aquecido, a temperatura máxima, para gratinar (a abobrinha cozinha muito rapidamente). Assim que gratinar, está pronto (15 a 30 min, dependendo do forno).

Rolinhos preparados, é só cobrir com o molho e assar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário