terça-feira, 5 de maio de 2020

Dia 05: Bacalhau caramelado no licor de cachaça

Esta também foi uma receita premiada, uma das minhas primeiras tentativas de criação na cozinha, quando eu ainda morava em Santos - A Capital do Bacalhau no Brasil. Lá era frequente encontrar bacalhau de ótima qualidade a preços muito acessíveis, bons tempos... Recomendo essa receita para quando puder comprar um bom bacalhau, pois você precisará de lombos carnudos para prepará-la. Caso contrário, tenho também uma ótima receita para usar o bacalhau em lascas, fica a dica.

Esse bacalhau caramelado no licor de cachaça entrou como uma das 365 receitas de bacalhau - uma para cada dia do ano - no livro virtual "Hoje é Dia de Bacalhau", uma publicação da Riberalves que você pode encontrar na íntegra aqui. Segue a minha receita:

INGREDIENTES

- 2 lombos de bacalhau dessalgado
- 1 xícara de leite
- 4 batatas médias
- 1 cebola grande
- 1 dente de alho
- flor-de-sal
- pimenta do reino a gosto
- alecrim a gosto
- quanto baste de azeite
- 50 mL de um bom licor de cachaça

MODO DE PREPARO

- Corte os lombos de bacalhau em cubos grandes de 4 cm. Coloque o bacalhau numa panela, cubra com leite e leve ao fogo até ferver.
- Retire o bacalhau, salpique flor de sal e reserve. Paralelamente, fatie as batatas em rodelas finas e cozinhe até ficarem "al dente".
- Fatie as cebolas em rodelas e inicie a montagem do prato: regue com azeite o fundo de uma assadeira e disponha em camadas os cubos de bacalhau, as rodelas de cebola e as rodelas de batata, sempre regando com azeite entre uma camada e outra.
- Tempere o prato montado com alho picadinho, flor-de-sal, pimenta do reino, alecrim e regue novamente com bastante azeite. Por fim, regue com o licor de cachaça, espalhando-o por cima de todo o prato para percorrer todas as camadas até chegar ao fundo da assadeira.
- Asse em forno médio a alto até corar as batatas e caramelar o bacalhau (aproximadamente 45 minutos).

Bacalhau como você nunca viu igual!


Nenhum comentário:

Postar um comentário