sexta-feira, 8 de maio de 2020

Dia 08: Salmão oriental


Também poderia se chamar "salmão ensolarado"

A primeira vez que comi esse prato eu deveria ter uns 12 ou 13 anos. Foi amor à primeira garfada! Minha mãe fazia a versão original (com glúten), além de muitas outras receitas deste livro histórico da nossa infância (nós o chamávamos de "O Livro das Bagas Azuis"). Era um livro bem pomposo, enorme - 802 páginas! - e com fotos maravilhosas, que nos faziam sonhar com todas aquelas receitas deliciosas. Não à toa, o verdadeiro nome do livro era "Cozinha Simplesmente Deliciosa - vol. 2" (autor: Chef Ron Kalenuik, famoso "Chef K", 1994), mas que de simples não tinha nada. Geralmente eram receitas complexas, com muitos passos, e ingredientes raros. Era frequente encontrarmos receitas que utilizavam as célebres bagas azuis, que depois viemos a descobrir que eram a tradução de blueberries (mirtilos), motivo pelo qual o apelidamos carinhosamente.

Só depois de muitos anos do meu disgnóstico, resolvi resgatar esse livro de receitas e tentar refazer algumas das receitas na versão sem glúten. E para minha surpresa, a receita do nostálgico salmão oriental era facílima de adaptar e incrivelmente simples de fazer. A receita leva apenas 4 ingredientes (dos quais um era farinha de trigo, que precisei substituir) e o resultado é surpreendente. E para não desonrar a genialidade do Chef K nessa receita fantástica, eu dei uma adaptada também na cobertura do prato, que originalmente levava farinha de rosca e eu troquei por farinha de mandioca.

INGREDIENTES

- 1 filé de salmão de aproximadamente 400 g
- 1 copo de iogurte natural
- 1 colher (sopa) de curry em pó
- 2 colheres (chá) de farinha sem glúten (para engrossar o molho, portanto qualquer uma serve: você pode usar um mix sem glúten ou somente farinha de arroz - eu uso a farinha multiuso Schär)
- 1 colher (sopa) de farinha de mandioca (ou farinha de pão sem glúten)

MODO DE PREPARO

- Coloque o salmão numa forma pequena (eu uso um pyrex redondo para suflê de 15 cm de diâmetro, bem pequenininha mesmo, para que o salmão fique imerso no molho).
- Num bowl, misture o iogurte, o curry e a farinha sem glúten. Espalhe sobre o salmão, deixando-o coberto por este molho espesso por todos os lados, inclusive no fundo.
- Polvilhe a farinha de mandioca na superfície (embora isto não esteja na receita original, eu gosto de dar uma "fritadinha" prévia na farinha de mandioca com manteiga, isso vai te tomar apenas 2 min a mais, e acho que o resultado fica melhor ainda desse jeito).
- Asse em forno pré aquecido "pelando", na temperatura máxima (no meu forno é 290 ºC) por exatamente 15 minutos. Esse é o tempo ideal para que o salmão mantenha a sua linda cor e toda a sua suculência.

Perfeição!

4 comentários:

  1. Vou guardar essa receitinha ��

    ResponderExcluir
  2. Hum... parece delicioso!! Já printei pra tentar!
    Um beijo com saudade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades, Lili! Faz sim, é bem fácil e fica muito saboroso! Faz para o noivo ♥️

      Excluir